Diante do aumento das ações do ICE (Serviço de Imigração dos EUA), os consulados do Brasil emitiram um alerta urgente aos imigrantes brasileiros: não abrir a porta para agentes de imigração, a menos que apresentem um mandado judicial assinado por um juiz.
A orientação reforça que mandados administrativos (comuns nessas operações) não autorizam entrada forçada em residências. O cidadão tem o direito de permanecer em silêncio, não assinar nenhum documento e solicitar um advogado.
A recomendação dos consulados também inclui:
- Não abrir a porta — converse com o agente sem abrir, de preferência através de uma janela ou interfone;
- Pedir para ver o mandado — solicite que seja mostrado sob a porta ou pela janela;
- Checar se o documento tem assinatura de um juiz — sem isso, não há obrigação legal de permitir a entrada;
- Manter a calma e não mentir — mas também não é necessário responder perguntas.
Para quem não fala inglês: o que dizer ou mostrar
Brasileiros que não dominam o idioma podem imprimir e manter este bilhete próximo à porta para entregar ou deslizar por baixo:
“I do not wish to speak with you, answer your questions, or sign any documents without an attorney present. I do not give you permission to enter my home. Please leave your business card and any documents you may have. Thank you.”
(Eu não desejo falar com você, responder perguntas ou assinar nenhum documento sem a presença de um advogado. Não dou permissão para entrar na minha casa. Por favor, deixe seu cartão de visita e quaisquer documentos que tiver. Obrigado.)
Comentários